Total de visualizações

Serviço Social Seguidores

Sejam Bem Vindos!

SeguidoresSejam Bem Vindos!

sábado, 12 de dezembro de 2015

CFESS acompanha projetos de lei de interesse da categoria de assistentes sociais Serviço Social na educação e piso salarial estão entre os assuntos em pauta

CFESS acompanha projetos de lei de interesse da categoria de assistentes sociais
Serviço Social na educação e piso salarial estão entre os assuntos em pauta
Recorte do site do abaixo-assinado em defesa do PL do piso salarial 
Recorte do site do abaixo-assinado em defesa do PL do piso salarial   

Pode ser que você não saiba ainda, mas o CFESS acompanha a tramitação de uma série de projetos de lei (PL) nas duas casas do Congresso Nacional – Câmara e Senado, por serem de interesse da profissão e da categoria.

Um dos projetos é o de número 5278/2009, apensado ao PL 4022/2008, que Altera a Lei n.º 8.662, de 7 de junho de 1993, para dispor sobre o salário mínimo profissional do Assistente Social. Em junho (clique aqui e relembre), o relator do PL, deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), afirmou que não tem dúvidas quanto ao mérito do PL. Entretanto, por envolver recursos da União, estados e municípios, é necessário que se tenha previsão orçamentária para tal, o que acaba gerando um impasse técnico, dada a conjuntura do país. Um requerimento de estimativa de custos já foi encaminhado ao Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

O CFESS também tem acompanhado o PL 6583/13, apresentado na Câmara, em outubro de 2013, pelo deputado Anderson Ferreira (PR/PE), que Dispõe sobre o Estatuto da Família. “É um projeto extremamente conservador, homofóbico, que afronta os direitos humanos, cuja concepção de família se contrapõe totalmente àquela defendida pelo Conjunto CFESS-CRESS, expressa em diversas deliberações dos Encontros Nacionais”, destaca o presidente do CFESS, Maurílio Matos.

Outro projeto que se refere ao Serviço Social é o PL 3688/2000, que dispõe sobre a inclusão de assistente social e psicólogo/a na educação básica. Este, por sua vez, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e aguarda ser incluído na pauta do plenário da Câmara, para ser votado em caráter terminativo e, se aprovado, ir à sanção da presidência da república (clique para saber mais).

Audiência pública
No dia 26 de novembro, o CFESS participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), e debateu as condições técnicas de trabalho e a valorização do exercício profissional da categoria de assistentes sociais.

Na audiência, da qual também participaram outras entidades, como o MDS, a Federação Nacional de Assistentes Sociais (Fenas) e o grupo Mobiliza Brasil, além de parlamentares,  a conselheira do CFESS Tânia Diniz pôde reafirmar as defesas do Conjunto CFESS-CRESS, bem como discutir também sobre o papel do Conselho Federal e as lutas que vem encampando em defesa da profissão.

"O CFESS fez questão de estar presente à audiência, pois, juntamente com nossa atuação política, em diálogo com outros sujeitos políticos, consideramos fundamental acompanhar a pauta legislativa, principalmente aquela que tem incidência na defesa da profissão", destaca a conselheira do CFESS.

Especialmente em relação ao PL do piso salarial, O CFESS reitera a importância da inserção da categoria nessa luta, e solicita que cada assistente social deixe seu nome no abaixo-assinado criado pelo Conselho em defesa do projeto de lei. O documento já conta com quase 60 mil assinaturas (clique aqui para assinar). 

Conselho Federal de Serviço Social  (CFESS)
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário