Social work and permanent education: interface between
preceptorship and health training
Joyce
Helena Martins Leal
Ana Claudia
Correia Nogueira
Fernando
Lopes Tavares de Lima
RESUMO: O trabalho
aborda reflexões sobre a experiência dos preceptores de Serviço Social no
Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia (PRMO) do Instituto
Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Objetiva compreender,
sob a ótica dos assistentes sociais preceptores, como o PRMO do INCA tem
contribuído para o processo de formação e educação permanente dos assistentes
sociais. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, por meio de questionário
semiestruturado aplicado a 31 assistentes sociais preceptores e de grupo focal
com participação de 04 membros da Comissão de Ensino do Serviço Social.
Utilizou-se o referencial teórico do materialismo histórico-dialético,
considerando a compreensão da dinâmica social a partir da totalidade. O texto
está dividido em dois eixos analíticos: (1) aspectos conceituais relativos a
Política de Educação Permanente e o Serviço Social na Residência
Multiprofissional; (2) perfis acadêmico e profissional dos preceptores e as
reflexões sobre as potencialidades, limites e desafios da formação em saúde. Os
resultados sinalizam que a residência constitui um importante espaço de
formação profissional para os assistentes sociais, considerando a perspectiva
do Projeto Ético Político. Frente aos desafios cotidianos dos serviços de
saúde, faz-se necessário pensar em novos horizontes para a consolidação da
residência, enquanto estratégia de qualificação da assistência aos usuários.
PALAVRAS-CHAVE:
Formação Profissional. Serviço Social. Educação Permanente. Residência Multiprofissional.
ABSTRACT: This work presents reflections on the experience of
Social Service preceptors in the Multiprofessional Oncology Residency Program
(MORP) of the National Cancer Institute José Alencar Gomes da Silva (INCA). It
aims to understand, from the perspective of preceptors social workers, how
INCA's MORP has contributed to the process of formation and permanent education
of social workers. A quantitative-qualitative research was carried out through
a semi-structured questionnaire applied to 31 preceptor social workers and a
focus group with the participation of 04 members of the Social Work Teaching
Commission. Theoretical reference of historical-dialectical materialism was
used, considering the understanding of the dynamics from the social totality.
This text is divided into two analytical axes: (1) conceptual aspects related
to the Permanent Education Policy and Social Work in the Multiprofessional
Residence; (2) academic and professional profiles of preceptors and reflections
on the potential, limits and challenges of health education. The results
indicate that the residence constitutes an important space for professional
training for social workers, considering the perspective of the Political
Ethical Project. Faced with the daily challenges of the health services, it is
necessary to think of new horizons for the consolidation of the residence as
strategy of qualification of the assistance to the users.
KEYWORDS: Professional Training. Social Work. Permanent Education.
Multiprofessional Residence.
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