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sexta-feira, 12 de junho de 2020

Revista Temporalis - 36 - 2018 - Joyce Helena Martins Leal - Ana Claudia Correia Nogueira - Fernando Lopes Tavares de Lima - Serviço Social e Educação Permanente: Interface entre preceptoria e formação em saúde


Social work and permanent education: interface between preceptorship and health training

Joyce Helena Martins Leal
Ana Claudia Correia Nogueira
Fernando Lopes Tavares de Lima

RESUMO: O trabalho aborda reflexões sobre a experiência dos preceptores de Serviço Social no Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia (PRMO) do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Objetiva compreender, sob a ótica dos assistentes sociais preceptores, como o PRMO do INCA tem contribuído para o processo de formação e educação permanente dos assistentes sociais. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, por meio de questionário semiestruturado aplicado a 31 assistentes sociais preceptores e de grupo focal com participação de 04 membros da Comissão de Ensino do Serviço Social. Utilizou-se o referencial teórico do materialismo histórico-dialético, considerando a compreensão da dinâmica social a partir da totalidade. O texto está dividido em dois eixos analíticos: (1) aspectos conceituais relativos a Política de Educação Permanente e o Serviço Social na Residência Multiprofissional; (2) perfis acadêmico e profissional dos preceptores e as reflexões sobre as potencialidades, limites e desafios da formação em saúde. Os resultados sinalizam que a residência constitui um importante espaço de formação profissional para os assistentes sociais, considerando a perspectiva do Projeto Ético Político. Frente aos desafios cotidianos dos serviços de saúde, faz-se necessário pensar em novos horizontes para a consolidação da residência, enquanto estratégia de qualificação da assistência aos usuários.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Profissional. Serviço Social. Educação Permanente. Residência Multiprofissional.

ABSTRACT: This work presents reflections on the experience of Social Service preceptors in the Multiprofessional Oncology Residency Program (MORP) of the National Cancer Institute José Alencar Gomes da Silva (INCA). It aims to understand, from the perspective of preceptors social workers, how INCA's MORP has contributed to the process of formation and permanent education of social workers. A quantitative-qualitative research was carried out through a semi-structured questionnaire applied to 31 preceptor social workers and a focus group with the participation of 04 members of the Social Work Teaching Commission. Theoretical reference of historical-dialectical materialism was used, considering the understanding of the dynamics from the social totality. This text is divided into two analytical axes: (1) conceptual aspects related to the Permanent Education Policy and Social Work in the Multiprofessional Residence; (2) academic and professional profiles of preceptors and reflections on the potential, limits and challenges of health education. The results indicate that the residence constitutes an important space for professional training for social workers, considering the perspective of the Political Ethical Project. Faced with the daily challenges of the health services, it is necessary to think of new horizons for the consolidation of the residence as strategy of qualification of the assistance to the users.
KEYWORDS: Professional Training. Social Work. Permanent Education. Multiprofessional Residence.

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