Supervised Internship In Social Service: Challenges
and Strategies for the Articulation Between Professional Education and Practice
Alzira Maria Baptista
Lewgoy1
RESUMO: Este artigo é produto
da exposição do Módulo VI, “O Estágio Supervisionado em Serviço Social”, do
Curso de Atualização “As Diretrizes Curriculares e o Projeto de Formação
Profissional de Serviço Social (ABEPSS Itinerante)”. Nele, contextualiza-se a
conjuntura sócio--histórica e a política da formação em Serviço Social para
problematizar as tensões presentes no estágio supervisionado, no que se refere
aos desafios e às estratégias para a articulação entre formação e exercício profissional.
Assim, objetiva-se refletir sobre os aspectos que balizam o estágio
supervisionado em Serviço Social, referentes à indissociabilidade entre a
formação e o exercício profissional. O produto deste módulo situa-se no campo
dos estudos sobre o estágio supervisionado. Alinha-se com o horizonte social e
ético-político do projeto profissional, no sentido de socialização e de
apropriação coletiva de um saber que, alicerçado nas dimensões da competência
profissional (ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa) faça
sentido e diferença e tenha consequência no cotidiano da formação e do trabalho
profissional.
Palavras-chave: Formação
Profissional. Estágio Supervisionado. Serviço Social
ABSTRACT: This article is a
product of the exposure of Module VI, “Supervised Internship in Social
Service”, from the Update Course “The Curricular Guidelines and the Professional
Formation Project for Social Service (ABEPSS Itinerant)”. It contextualizes
social- historical conjuncture and the policy of Social Service formation to
problematize the tensions of supervised internship related to the challenges
and strategies to the articulation between professional education and practice.
In this sense, it is intended to reflect on the aspects that set the supervised
internship in Social Service, related to the indivisibility between
professional formation and practice. The product from the referred module
figures among the field of Supervised Internship studies. It is aligned with the
professional project social and ethical-political horizon, in the meaning of
socialization and collective appropriation of a knowledge
that, supported by professional skills dimensions (ethical-political, theoretical-methodological
and technical-operative) makes sense and difference and have consequences in
the routine of educational
formation and professional exercise.
Keywords: Professional Formation.
Supervised Internship. Social Service.
Nenhum comentário:
Postar um comentário