Phenotype evaluation: the role of social workers
Thais Felipe Silva dos Santos*
Maria Beatriz da Rocha Alarcón**
Edna Fernandes da Rocha***
Resumo: O objetivo deste artigo é fornecer elementos para o debate sobre a participação do/a assistente social na política de ações afirmativas na comissão de avaliação de fenótipo de concursos públicos. Para isso: (a) delineamos a forma de inserção do/a assistente social na comissão de avaliação de fenótipo no certame do Tribunal de Justiça de São Paulo ocorrido em 2017; (b) refletimos sobre a formação do/a assistente social com base no materialismo histórico-dialético e os elementos teóricos, éticos e políticos que propiciam ao/à profissional atuar no combate ao racismo; (c) partilhamos o relato de experiência de avaliação aos/às candidatos/as na comissão de fenótipo e o rebatimento do racismo estrutural que marca a vida da população negra; e (d) pontuamos algumas proposições que permitem aos/às assistentes sociais refletir e debater sobre a formação profissional do/a assistente social e a atuação na luta antirracista.
Palavras-chave: ações afirmativas; Serviço Social; racismo.
Abstract: This article’s purpose is to provide arguments for the debate on the participation of social workers in phenotype evaluation committees of affirmative action policies in public tendering. In order to do this, we: (a) outline the insertion of social workers in the phenotype evaluation ommittee for the tendering of civil servant positions in the São Paulo Court of Justice in 2017; (b) reflect on the formation of social workers based on historical-dialectical materialism and the theoretical, ethical, and political elements that enable these professionals to work in the fight against racism; (c) share the experiences of candidate evaluation from members of the phenotype evaluation committee and the rejection of the structural racism that marks the life of the black population; and (d) outline some proposals that could allow social workers to reflect and debate on the professional training of the field and anti-racism action.
Keywords: affirmative action; Social Work; racism.
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