Racial admission quota policy: instrument for the promotion of equity and social justice (Em Pauta - Erica da Silva Mendonça - Maria Lúcia Machado Aranha)
Erica da Silva Mendonça*
Maria Lúcia Machado Aranha**
Resumo – Este artigo aborda a política de ações afirmativas, mais especificamente, a relativa à de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras. Resulta de uma pesquisa realizada em uma universidade pública da região Nordeste, com o objetivo de analisar a visão de discentes de diferentes cursos e centros da instituição a respeito do assunto. Fundamentada no método materialista histórico-dialético, adotou como procedimentos metodológicos as pesquisas empírica e documental, tendo como instrumentos o formulário semiestruturado para a primeira e ficha resumo, para a segunda. Os principais resultados mostraram que a posição predominante na pesquisa foi a favorável, representando 84% dos alunos pesquisados; e que há uma maior rejeição à política de cotas pelos cursos pertencentes aos centros de Ciências Biológica e da Saúde, e Ciências Exatas e Tecnologia, quando comparados aos cursos dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e Educação e Ciências Humanas, porém, no geral, se mostraram majoritariamente favoráveis à política em exame.
Palavras-chave: cotas raciais; negro; ensino superior; ações afirmativas.
Abstract – This article addresses the affirmative action policy, more specifically the one regarding racial admission quotas in Brazilian public universities. It is the result of a research conducted at a public university in the Brazilian Northeast region, with the objective of analyzing the point of view on this subject of students from different courses. Based on the historical-dialectical materialist method, it adopted as methodological procedures the empirical and documentary research, having as instruments the semi-structured form for the former and summary sheet for the latter. The main results showed that the predominant answer in the research was one favorable to the admission quotas, representing 84% of the students surveyed. Also, there was noted a greater rejection of the admission quota policy for courses belonging to the Biological and Health Sciences and the Exact Sciences and Technology fields, compared to the courses of the Applied Social Sciences and Education and Humanities courses. In general, though, interviewees were mostly in favor of the policy in question.
Keywords: racial quotas; black; higher education; affirmative action.
Nenhum comentário:
Postar um comentário