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segunda-feira, 10 de maio de 2021

Serviço Social, Educação Profissional Equestão Racial: Os Desafios do Acesso e Permanência (Revista - Temporalis 2020 - Zora Yonara Torres Costa - Marlene Teixeira Rodrigues)

Revista - Temporalis

Social work, professional education and racial issue: the challenges of access and permanence

Zora Yonara Torres Costa*

https://orcid.org/0000-0003-4475-2282

Marlene Teixeira Rodrigues**

https://orcid.org/0000-0001-9418-7192

Resumo: O presente artigo objetiva promover o debate sobre a educação profissional pública, no que se refere ao acesso dos estudantes negros e negras e a intervenção das e dos Assistentes Sociais neste espaço sócio ocupacional. No passado, a educação profissional pública foi instituída de modo a atender aos filhos dos desfavorecidos, sendo que o acesso da população negra à educação profissional sempre foi ínfimo, segundo pesquisadores. Na atualidade, com a presença de políticas de ação afirmativa e de assistência estudantil o cenário se modifica; porém mesmo com tais políticas a desigualdade racial persiste, guardando elementos conservadores que operam para manutenção da ordem vigente. Uma realidade que emerge imbricando o racismo ao viés classista e sexista, típicos da formação social brasileira que se (re)atualiza continuamente, como se vê na disparidade no nível deinstrução entre negros e não negros. Hoje, podemos observar que o acesso das/os estudantes negros e negras na educação profissional pública engloba aspectos conjunturais e estruturais, com contradições e antagonismos inerentes a dinâmica societária. Nessecenário, as e os Assistente Sociais inseridos na educação profissional pública, que são demandados, cotidianamente, a atuar em manifestações da questão social, dentre as quais, se destaca a desigualdade racial, têm diante de si, um desafio cotidiano tendoem vista uma prática antirracista, não sexista e pautada na garantia de direitos.

Palavras-chave: Educação profissional. Questão racial. Serviço social. Acesso. Permanência.

Absractt: his article aims to promote the debate on public professional education, regarding the access of black and black students and the intervention of social workers in this socio-occupational space. In the past, public professional education has been instituted to serve the children of the disadvantaged, and the black population's access to professional education has always been minimal, according to researchers. Nowadays, with the presence of affirmative action policies and student assistance, the scenario changes; however, even with such policies, racial inequality persists, guarding conservative elements that operate to maintain the prevailing order. A reality that emerges, imbuing racism with a classist and sexist bias, typical of Brazilian social formationthat is (re) continually updated, as seen in the disparity in the level of education between blacks and non-blacks. Today, we can observe that the access of black and black students in public professional education encompasses conjuncture and structural aspects, with contradictions and antagonisms inherent to corporate dynamics. In this scenario, the social workers inserted in public professional education, who are demanded, daily, to act in manifestations of the social issue, among which, racial inequality stands out, have before them, a daily challenge in view of an anti-racist practice, not sexist and based on the guarantee of rights.

Keywords: Professional education. Racial issue. Social work. Access. Permanence.

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Revista - Temporalis

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